Micro E Macro 5 Semestre
A figura abaixo foi extraída da aula 04 do nosso módulo e ilustra o comportamento das curvas de custos médio e marginal. Explique seu entendimento sobre custo marginal analisando porque sua curva tende a cruzar as curvas de custo variável médio e custo total médio em seus pontos mínimos.
Custo marginal é produzir mais, ou seja, acrescentar uma unidade por assim dizer de um produto, sem ter aumento de funcionários na produção. A curva do custo marginal representa a variação do custo total para a produção de uma unidade extra. Ele sempre tende a cruzar porque ele começa na decrescente na medida em que se aumenta a quantidade produzida. Os custos fixos médios declinam com o aumento da produção e as variáveis médios primeiro declinam e depois aumentam com a expansão da produção. Decrescentes e mais apropriadamente chamada Lei dos Custos Crescentes, e justifica o formato em U das curvas de custos médios e marginais.
QUESTÃO 2 Um dos temas mais discutidos no cenário nacional é o PIB. Sem dúvida, o PNB é também variável fundamental para diagnosticar o panorama de uma economia. A fórmula abaixo pode ser vista na aula 7 do nosso módulo e revela a relação entre essas variáveis macroeconômicas.
Como pode ser entendida esta relação? Explique e dê exemplo.
QUESTÃO 3
De acordo com a aula 11 do módulo, os principais tipos de inflação são inflação de demanda, inflação de custos e inflação inercial e este, infelizmente, é um tema recorrente no Brasil. Em qual ou quais das três modalidades é possível associar a atual inflação do país? Justifique sua resposta.
Inflação de Custo. O país está vivendo um momento de estagflação, ou seja, baixo crescimento com inflação alta, a inflação é o maior custo para o crescimento. Segundo o economista Carlos Langoni “Não há nenhum fator objetivo que condene o Brasil a crescer apenas 1%”. Hoje podemos analisar que me Salvador a cidade brasileira os preços dos produtos consumidos pela população de baixa renda subiram em