micro pequenas empresas
Sua produção se dá no interior paulista, onde a matéria-prima é mais abundante e a mão de obra é mais barata. Sabe-se também que empresas concorrentes precisariam de pouco investimento inicial para entrar neste segmento, tendo em vista que as máquinas e tecnologias são baratas e de fácil acesso em qualquer país do mundo.
Hoje existem muitas empresas nesse setor de derivados de cana-de-açúcar e a competição entre elas é muito acirrada. Porém, é um mercado que cresce 8% ao ano.
Além disso, cada vez mais, países europeus estão comprando esses tipos de produtos.
1) Faça uma análise SWOT da empresa. (4,0 pontos)
Forças: Única empresa produtora de cachaça híbrida, matéria prima abundante, mão de obra barata e maquinas e tecnologias baratas.
Fraquezas: Preço bem acima de seus concorrentes.
Oportunidades: Aumento na exportação, venda de produtos nas maiores importadoras do mundo, crescimento de 8% no mercado anual.
Ameaças: Crescimento de concorrentes no setor de derivados de cana de açúcar, pouco investimento para entrar no ramo concorrente. 2) Qual o fator crítico de sucesso da empresa? Justifique. (2,0 pontos)
As força e fraquezas da organização, identificada na matriz SWOT, levam as organizações a identificar os seus fatores críticos de sucesso (FCS). Tendo por objetivo priorizar as atividades-chave do negocio, executando-as de uma forma eficiente à mostra que a empresa alcance seu real objetivo.
Fatores-chave de compra: sabor da cachaça e disponibilidade no mercado.
Fatores críticos de sucesso: diversidade de produtos híbridos e gestão logística.
Motores competitivos: diferenciação da cachaça híbrida e cobertura mundial.
Tendo em vista o FCS, se