Micro Imuno Parasito
Parasitismo é uma relação interespecífica (que ocorre entre espécies diferentes), onde apenas uma espécie é beneficiada (parasita), através do prejuízo causado em outra espécie (hospedeiro).
É uma relação ecológica caracterizada pela espécie de parasitas que se instalam no corpo dos hospedeiros, retirando todas as substâncias que servem para sua nutrição e assim causam consequências variáveis podendo até matar seus hospedeiros.
Os parasitas podem ser Classificados sob vários critérios em: Ectoparasitas, Endoparasitas, Hemoparasita, Holoparasitas e Hemiparasitas, Parasitos Estenoxenos, Parasitos Eurixenos, Parasito Facultativo, Parasito Obrigatório, Parasito Acidental
Os hospedeiros, que são espécies que abrigam os parasitas, podem ser classificados em: Hospedeiro Definitivo, Hospedeiro Intermediário, Hospedeiro Paratênico ou de Transporte.
Os Ciclos Biogeoquímicos
O trajeto das substâncias do ambiente abiótico para o mundo dos seres vivos e o seu retorno ao mundo abiótico completam o que chamamos de ciclo biogeoquímico. O termo é derivado do fato de que há um movimento cíclico de elementos que formam os organismos vivos (“bio”) e o ambiente geológico (“geo”), onde intervêm mudanças químicas. Em qualquer ecossistema existem tais ciclos. Em qualquer ciclo biogeoquímico existe a retirada do elemento ou substância de sua fonte, sua utilização por seres vivos e posterior devolução para a sua fonte.
Ciclo do Nitrogênio, Ciclo da Água, Ciclo do Oxigênio,Ciclo do Fósforo,Ciclo do Cálcio, Ciclo do Carbono, Ciclo do Enxofre
02
Ascaridíase: lombriga É uma verminose causada por um parasita chamado Ascaris lumbricoides. É a verminose intestinal humana mais disseminada no mundo. A contaminação acontece ocorre quando há ingestão dos ovos infectados do parasita, que podem ser encontrados no solo, água ou alimentos contaminados por fezes humanas. O único reservatório é o homem. Se os ovos encontram um meio favorável, podem contaminar durante vários anos.
Ancilostomíase,