Micro Estruturas Dos Metais
Nas ligas metálicas, a microestrutura é caracterizada pela quantidade de fases presentes, pela maneira com que estão distribuídas/arranjadas e suas proporções. Ela determina o comportamento mecânico de um material, sendo por isso de fundamental importância compreender a formação dela durante o processo de solidificação. Neste processo de solidificação existe várias estruturas do metal; como por exemplo:
Ferrita: é um termo de ciência dos materiais para o ferro puro, com uma estrutura cristalina cúbica de corpo centrado. Este constituinte está formado por uma solução sólida de inserção de carbono em ferro alfa. É o constituinte mais mole dos aços porém é o mais tenaz, e o mais maleável, sua resistência a tração é de 28 daN/mm2 e alongamento de 35%.
Perlita: A perlita não é uma fase, mas uma combinação geométrica das fases alfa e Fe3C (ferrita e cementita). A perlita é um sanduíche formado por minúsculas camadas de ferrita e cementita.
Cementita: É o constituinte que aparece em fundições e aços. É o carboneto de ferro, de fórmula Fe3C. É muito frágil e duro, apresentando mais de 840 Vickers, e é muito resistente ao cisalhamento
Austenita: A austenita é uma fase sólida não magnética constituída de ferro na estrutura CFC. O ferro possui a propriedade de transformar-se da estrutura CCC (cúbico de corpo centrado, caracteristica da ferrita-α) para a estrutura CFC (cúbico de face centrada, caracteristica principal da austenita-γ)
Diagrama de equilíbrio ferro-carbono
Referências bibliográficas:
www.infoescola.com/ pt.wikipedia.org/ http://www.madeira.ufpr.br/disciplinasivan/FerroAcoConceitos13.pdf