michewll

299 palavras 2 páginas
Pâmela Guessi de Lemos, Maria Luíza Ritzel Remédios (orientador) 1Faculdade de Letras, PUCRS, 2

Resumo
O lento processo de maturação da escrita de uma obra, desde a idéia que lhe dá origem até o produto final oferecido ao leitor, pode ser recuperado através do rastreamento sistemático deixado pelo autor. Essa abordagem inovadora, chamada crítica genética, visa a estabelecer o itinerário de uma obra literária, mediante o cotejo de variantes do texto e os estudos dos rascunhos e apontamentos prévios à própria obra, transformando todo esse material, denominado prototexto, em chave para uma leitura mais aguda da mesma.
A elaboração de conceitos, métodos e técnicas que constituem esse novo modo de olhar a obra literária, possibilitam a exploração científica do patrimônio, representado pelos manuscritos existentes nos arquivos e guardados dos escritores. Desse modo, em acervos inexplorados e à espera do olhar interessado do pesquisador, acumulam-se documentos fundamentais para a história das idéias e da literatura em particular. Em sua grande parte inéditos, inúmeros de caráter metalingüístico, esses documentos constituem-se em importantes fontes de informação sobre as obras e os autores de determinadas épocas.
Este projeto de investigação objetiva organizar e estudar a produção literária e não literária, bem como detalhes da vida do escritor sul-rio-grandense Moacyr Scliar, propiciando, depois de o material ter sido organizado, catalogado e indexado, condições para que os mesmos estejam disponíveis a especialistas e pesquisadores.
Além de procurar restabelecer o percurso biobibliográfico do autor,esta investigação pretende realizar coleta do material para a organização do Acervo Literário Moacyr Scliar, uma vez que se tem certeza de que serão encontrados documentos de importância fundamental para a história da cultura e da literatura sul-rio-grandense e brasileira.

Relacionados