MICHELE
ADMINISTRAÇÃO
MICHELE SILVA TAVARES
FORDISMO Conceitos de Ford na atualidade e o novo capitalismo.
Itabuna
2015
MICHELE SILVA TAVARES
fORDISMO Conceitos de Ford na atualidade e o novo capitalismo.
Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional.
Itabuna
2015
Sumário
1 Introdução 4
2 Desenvolviento 5
3 Conclusão 6
4 Referencias Bibliograficas 7
INTRODUÇÃO
Henry Ford teve a perspicácia de compreender o mundo a sua volta e o que ele demandava, juntando assim ideias que formam o método fordista de gerenciamento de empresas O modelo Fordismo para controle organizacional foi muito importante para a história da administração em geral. Dentre essas idéias as principais características do Fordismo que valem a pena ser relembradas são a fabricação em massa, queda da necessidade de mão de obra qualificada, baixos salários, e trabalhos repetitivos e desgastantes. O Fordismo teve seu inevitável decesso quando foi substituído pelo Toyotismo (Taiichi Ohno) que visava a produção de acordo com a demanda, sem desperdícios desnecessários de produtos.
Ainda podemos achar algumas ideias e métodos que se basearam ou se inspiraram no trabalho de Henry Ford. Apesar do Fordismo não ser o modelo mais adequado para as organizações de hoje em dia, Um dos principais exemplos do uso do fordismo está nas grandes redes de fast food. Dentre estas redes resolvemos escolher uma que possui grande influencia grande market share e que se encaixa perfeitamente para podermos falar de Fordismo nas empresas atuais, o McDonald’s que começou em Chicago nos EUA como uma lanchonete comum e atualmente possui 31,8 mil restaurantes ,1,6 milhões de trabalhadores e 45 bilhões