Michael Foucault
Brusque, 18 de dezembro de 2013.
Curso: Psicologia 2ª Fase.
Disciplina: Sociologia.
Professora: Marluse de Castro Maciel.
Acadêmica: Ana Paula Piva Hostins.
Michael Foucault – O Poder, Vigiar e Punir:
A influência do poder e da vigilância no comportamento social e na formação da personalidade do indivíduo. Manipulação da opinião pública no comportamento social: A televisão influência, e muito, o consumismo da população. Em muitos dos casos só se compra um produto porque apareceu na televisão. Por exemplo, imaginemos que estamos comprando um perfume e hesitamos em qual das marcas escolher; provavelmente vamos comprar a marca de que mais nos falaram.
Ora o mesmo acontece no caso de estarmos numa cabine de eleições. Se estivermos indecisos em qual dos políticos votar, votamos no que mais ouvimos falar. O público em geral apenas analisa os políticos pela imagem que eles nos dão, pelo que assistimos na TV. O que o público quer é vê-los no seu comportamento cotidiano. Os políticos têm pouco poder sobre os problemas da vida: o desemprego, a pobreza. O que conta é a generosidade, a qualidade de relacionamento para com os cidadãos, e é por meio da televisão que se pode fazer uma idéia da simpatia de um homem público. Mas o que nos garante que essa informação que a TV transmite é a realidade?
O jornalismo pode ser também usado como forma de manipulação da opinião pública. O trabalho jornalístico consiste em recolher várias informações dispersas e distribuí-las. O consumidor que lê um jornal ou assiste a um noticiário não tem como verificar se essa notícia realmente aconteceu. Ele confia no jornal ou no noticiário. Esta incapacidade de comprovação leva a crer possam ocorrer notícias irreais apenas para o aumento das audiências ou para manipulação da opinião pública.
A confirmação da confiança que se concede a um determinado noticiário só poderá ser efetuada