Mib 2
Para gerenciar um ambiente de redes de computadores, são utilizados vários programas que monitoram a rede de duas formas, um manager e um agente que trocam informações de forma coordenada, para que isso seja possível, o manager com sua base de dados de gerenciamento de informações de redes e o agente com suas informações locais (objetos gerenciáveis), utilizam uma estrutura de objetos chamada Management Information Base (MIB), juntamente com os comandos SNMP para a troca de informações.
MIB
A MIB é uma estrutura padronizada contendo objetos gerenciáveis de dispositivos de rede gerenciados, essa estrutura não possui limites, e de acordo com a necessidade, pode ser atualizada e (ou) expandida.
Um objeto variável é uma estrutura de dados obtida a partir das informações coletadas de um dispositivo de rede gerenciado. Essa estrutura contém um rótulo em forma de texto com identificação única, denominada OID – Object IDentification, que é composta por uma sequência numérica identificando sua posição na estrutura da MIB, atributos como tipo de dados, descrição e informações de status e operações que podem ser aplicadas a um objeto como: leitura (read), escrita (write) e comando (set). A notação ASN.1 (Abstract Syntax Notation One) foi a linguagem desenvolvida pela ITU – T e escolhida pela ISSO para a definição dos objetos gerenciáveis da MIB, utilizando conceitos de orientação a objetos para definir um recurso, seus atributos e as operações que podem ser executadas por este recurso quando aplicável.
MIB II
A MIB em sua segunda versão incorpora além de toda sua estrutura melhorias, substituições e implementações de novos objetos e grupos evitando que se tornem obsoletos tornando - os funcionais a novas tecnologias.
Essa nova versão apresenta na sub-árvore os seguintes grupos:
Grupo system
Grupo interfaces
Grupo ip
Grupo icmp
Grupo tcp
Grupo udp
Grupo snmp
Grupo address translation
Grupo egp
Grupo cmot
Grupo transmission
Em todos os grupos que compõe parte