MIASTENIA GRAVIS E GUILLAIN-BARRÉ
Escola de Enfermagem de Manaus
Departamento de Enfermagem Médico-Cirúgica
MIASTENIA GRAVIS E GUILLAIN-BARRÉ
MANAUS/AM
2013
MIASTENIA GRAVIS E GUILLAIN-BARRÉ
MANAUS/AM
2013
Miastenia Gravis
O que é: A miastenia grave é uma doença auto-imune caracterizada pelo funcionamento anormal da junção neuromuscular que acarreta episódios de fraqueza muscular
Como ocorre: Aparece mais frequentemente como uma doença autoimune - causada pelo ataque de anticorpos às fibras musculares, impedindo a sua contração. Como resultado, as fibras musculares afetadas acabam se atrofiando ou se degenerando, causando dificuldades para realizar movimentos como abrir e fechar os olhos, falar, mastigar, engolir, mover a cabeça, pegar, andar.
Há também formas congênitas de miastenia grave, adquiridas por herança genética (no nascimento). Nessas formas, um ou mais genes – que são como receitas para a construção de proteínas no nosso organismo – apresentam mutações, que resultam em má-formação de estruturas nos nervos ou nos músculos e, consequentemente, em dificuldades para realizar movimentos. Epidemiologia: A Miastenia Gravis apresenta prevalência de 50 a 125 casos em uma população de um milhão. A incidência da doença está correlacionada com o sexo e a idade do paciente. Assim sendo o sexo femenino apresenta maior incidência entre a 2 ª e 3ª décadas e o sexo masculino entre a 6ª e 7ª décadas. A doença acomete duas vezes mais as mulheres do que os homens. 10 a 15% das crianças nascidas de mães miastênicas apresentam miastenia neonatal transitória, pela passagem de anticorpos anti-receptores de acetilcolina pela placenta.
Guillain Barré
O que é: é uma doença neurológica capaz de provocar fraqueza muscular generalizada que, em casos