Miastenia grave
Miastenia grave é uma doença caracterizada pelo funcionamento anormal da junção neuromuscular que gera fraqueza muscular e fadiga extrema, muito superior ao cansaço que qualquer pessoa saudável pode sentir. É uma doença autoimune, em que o organismo produz anticorpos contra componentes que lhe são próprios e que deveria possuir tolerância. No caso da miastenia, eles viram-se contra a acetilcolina, um componente da placa motora existente entre o nervo e o músculo, responsável pela transmissão de estímulo nervoso que faz o músculo contrair.
O nervo e músculo não estão em contato direto (entre eles, há um espaço, uma fenda), o nervo libera um neurotransmissor chamado acetilcolina, uma espécie de combustível para o músculo e fixa-se nele. A fixação permite que o estímulo elétrico passe para o músculo e atinja os filamentos responsáveis por sua contração. Esse processo tem que ser realizado de forma harmônica, organizada e muito rápida. Caso contrário, surge a fraqueza muscular.
Então na miastenia, são produzidos anticorpos contra os receptores de acetilcolina, gerando sua degradação e consequentemente a quantidade de acetilcolina liberada na transmissão neuromuscular será insuficiente para a contração muscular normal, gerando a fraqueza.
SINTOMAS:
A miastenia pode variar de pessoa para pessoa, apresentando-se de forma súbita ou sutil.
Quando súbita, a pessoa relata uma fraqueza muscular grave e generalizada, impedindo-a de realizar tarefas diárias básicas. Os sintomas começam a aparecer aos poucos, o que torna o diagnóstico da doença mais difícil. Estes sintomas variam de pessoa para pessoa, mas os mais comuns estão relacionados aos músculos da face, que é queda de uma ou ambas as pálpebras.
Outros sintomas também:
Visão dupla ou desdobramento das imagens
Fraqueza dos músculos que mobilizam os olhos dificuldade em falar
Dificuldade em engolir
Fraqueza nos músculos da mastigação
Tendência em manter a boca aberta