Meusdocumentos
NUCLEAR
Ciep Brizolão 275 Lenine Cortes Falante
Aluna: Duane Andrade
Turma: 3001
A energia nuclear é uma energia liberada em uma reação nuclear que é o processo de transformação de núcleos atômicos. Baseia-se no princípio de energia e massa observado por Albert Einstein e foi descoberta por Otto Hahn e Lise Meitner. A tecnologia nuclear tem finalidades para gerar eletricidade aproveitando-se do calor para aquecer a água até transforma-la em vapor assim movimentando um turbo gerador.
A energia Nuclear e a sua possibilidade de utilização, que possuí elevados riscos, mas em contrapartida também possuí benefícios, faz com que esta esteja a gerar variadas discussões a níveis internos e externos do país. Esta é vista como uma possível fuga ao alto consumo, e dependência do petróleo, mas como todas as outras energias teremos de fazer um balancete dos seus prós e contras.
Existem dois tipos de recursos energéticos utilizados para produzir energia nuclear, o urânio e o Tório, dois mineiros radioativos, embora seja o urânio o mais utilizado e conhecido.
Urânio Enriquecido
O urânio enriquecido é o urânio cujo o teor de U235 foi aumentado por um processo de separação de isótopos.O urânio encontrado na natureza sob a forma de dióxido de urânio contem 99,2% do isótopo U238; apenas 0,71% é representado pelo isótopo U235 porem o U235 é o único isótopo existente físsil existente na natureza em proporções significativas. Acidente nuclear
As instalações nucleares são construções muito complexas devido as diversas tecnologias industriais empregadas, e devido ao elevado grau de segurança que é adotado. As reações nucleares, por suas características, são altamente perigosas. A perda do controle durante o processo pode elevar a temperatura a um valor que leve a fusão do reator, e/ou ocorrer vazamento de radiações nocivas para o exterior, comprometendo a saúde dos seres vivos.
Proteção contra radiações
A tabela que se segue foi feita através de