Meus trabalhos
Paula Costa Pará
Trabalho e Sociabilidade
Questões Dirigidas – Respostas
1) O valor de- uso constitui o conteúdo material da riqueza, que se realiza somente através de sua utilização e consumo, ou seja, satisfazer as necessidades. Este valor quando transformado em valor de troca é necessário que se estabeleça um valor, que será medido pela quantidade de trabalho e tempo socialmente necessário para sua produção, onde quanto maior o trabalho aplicado a uma mercadoria, mais elevado será o seu valor, então o que define o valor de uma coisa é o que ela pode dar em troca.
2) O trabalho pode se expressar na mercadoria através de duas maneiras, sendo elas o concreto aonde o que vem primeiro é o seu valor de uso para satisfazer as necessidades e depois o seu valor de troca para que seja atribuído um valor, e o abstrato onde o trabalho se torna maior para adquirir valor de uso do que o valor de troca, pois o seu foco é o que se pode gerar a mais.
3) O processo de trabalho surgiu na busca de satisfazer as necessidades básicas, onde o homem retira da natureza os meios de se satisfazer, utilizando instrumentos para auxiliá-lo, mas o homem sozinho não era capaz de se produzir tudo o que precisava então precisava de outro para complementar o seu trabalho, e nisso surgiu às relações sociais onde se trocavam o que produziam para se satisfazerem e posteriormente o homem se tornou um ser social.
4) Na sociedade capitalista, a produção de mercadorias, não é movida apenas por gosto aos valores de uso, mas por serem detentores de valores de troca. Nesta nova sociedade se deu inicio a uma dinâmica onde se procura alcançar dois objetivos, ou seja, com o uso da força de trabalho conseguir produzir valor de uso e consequentemente valor de troca, atribuindo um valor ao produto que se torna uma mercadoria que consegue atingir um valor mais alto do que o necessário para produzi-la, isto é, a soma dos valores