Meus trabalhos
O Linux é um sistema operacional comparável ao Windows XP. Foi desenvolvido por Linus Tovard. Foi baseado no sistema operacional Unix, daí o nome Linux, sendo uma junção de Linus (nome do desenvolvedor) e Unix (sistema operacional o qual se baseou.
Segundo pesquisas recentes os sistemas operacinais Linux apresentou melhor desempenho que seu concorrente Windows em quase todos os quisitos. Desde segurança, confiabilidade entre outros.
Existem no mundo mais de 2.500 distrinbuições diferentes.
No Brasil as distribuiçoes mais conhecidas são:
Kurumin, Ubuntu, Suse, Conectiva e RedHat.
Vale lembra no seu trabalho que o Linux é um software livre, ou seja, o código fonte (maneira como foi feita o programa) está disponível a todos. Para que possa ver, alterar e adaptar de acordo com a necessidade. Baseia em uma Licença GNU.
Seu Kernel (algo como o coração do sistema operacional está na versão 2.6 é responsável pelo controle e gerenciamento dos dispositivos de hardware (parte física do computador) é também responsável pelo gerenciamento de processamento.
O Shell refere-se a parte gráfica, ou interface. O ambiente visual criado para interagir com o usuária. O Shell mais conhecido é o Bash.
O sistema de arquivos é diferente do Windows. Sistema de arquivos é, basicamente, a maneira como os arquivos serão gravados nas unidades de armazenamento como, por exemplo, HD (Hard Disc/Disco Rígido ou Disquete).
No Windows temos o Sistema de Arquivos FAT e NTFS, já no Linux temos o EXT2 (comparável ao FAT) e o EXT3 (comparável ao NTFS).
O sistema de diretórios também é diferente. No Windows temos a unidade principal "C:" e dentro de "C:" uma pasta chamada Windows (contém os arquivos do sistema), Arquivos de programas (onde ficam os programas instalados pelo usuário), Documents e Settings (os arquivos e configurações do usuário) etc.
Já no Linux o diretório é o local utilizado para armazenar conjuntos de arquivos semelhantes para uma melhor organização