Meus trabalhos
Representa uma das mais importantes figuras da escola racionalista francesa.
Foi o arquiteto que mais influenciou a arquitetura do sec. XX.
A influência de sua ideias é evidente no fato de a arquitetura não ser mas apresentada como um sistema estético especulativo, mas como a conclusão de uma pesquisa empírica e científica aparentemente intocável.
Le-Duc está profundamente mergulhado na restauração. A decisão de conservar os edifícios em que trabalhou tinha fortalecido há um nível muito mais elevado que sua vontade. Viollet faz uma distinção entre o restauro das ruínas e de um edifício histórico, que não perdeu seu uso original.
mantê-los em um estado mais autentico possível, sem disfarçar as modificações é necessário para garantir sua conservação.
Pregava o indispensável conhecimento do que ele chamava de “temperamento” do edifício:, que nada mais era que a combinação da natureza dos materiais, qualidade das argamassas e do solo, sistema estrutural (pontos de apoio vertical e uniões horizontais), peso, concreção das abóbadas e elasticidade das alvenarias
Por outro lado em um caso de um edifício em que se faz necessário segurar sua estabilidade estrutural e ao mesmo tempo renovar sua condição de conforto, mas fazendo o possível para manter sua integridade histórica.
O que é importante lembrar e atentar na obra de Viollet-le-Duc é a atualidade de muitas das suas formulações e sua aplicabilidade nas intervenções de restauro atuais: a restauração tanto da função portante do edifício como de sua aparência, o estudo do projeto original como fonte de conhecimento para resolução de problemas estruturais, a importância dos levantamentos detalhados da condição existente, a reutilização do edifício para sua sobrevivência e, principalmente, a atuação baseada em circunstâncias e especificidades de cada projeto