Meus trabalhos
COMUNIDADE E SOCIEDADE.
ALEXÂNIA-GO, 28/08/2012.
Colégio Estadual “31 de Março”.
Comunidade e Sociedade
Destinação: trabalho como parte dos requisitos para obtenção da média do 3º bimestre na disciplina de sociologia, do curso: Ensino Médio do Colégio Estadual “31 de Março” sob orientação da professora Kanaã Tupinambá.
Alexânia-Go
Agosto/2012.
SUMÁRIO
Apresentação____________________________________________04
Comunidade e Sociedade__________________________________05
Conclusão_______________________________________________08
Anexo__________________________________________________09
Referência_______________________________________________10
APRESENTAÇÃO
Este trabalho discorreu de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema: “comunidade e sociedade”, onde tem como objetivo saber sobre seu ponto de vista na sociologia e filosofia, sua oposição, comunidade e sociedade, entre outros.
COMUNIDADE E SOCIEDADE
“Assim como a distinção propriamente política é a oposição entre as categorias “amigas” e inimigas” público, da mesma maneira o contraste entre “comunidade” e “sociedade” vem a ser a distinção fundamental de todo o pensamento sociológico. Seja que uns valorizem mais a categoria de “comunidade” e outros a de “sociedade”, o certo é que ninguém escapa a tal oposição e acabam enunciando-a com diferentes termos. Assim temos: sociedade aberta e sociedade fechada em Karl Popper, comunidade e sociedade em Ferdinand Tönnies, sociedade tradicional e sociedade moderna em Max Weber, solidariedade orgânica e solidariedade mecânica em Emile Durkheim, comunidade de sangue e comunidade de eleição em Martin Buber, sociedade homogênea e sociedade heterogênea em Herbert Spencer, etc.
Há já uma década defendemos a esse respeito que: “O certo é que a ideia de comunidade enuncia no seu sentido original a participação dos homens que a compõem num núcleo aglutinado de valores (“bens”) que lhes são comuns. Ao passo