Meu resumo da obra de lenardo boff da águia e a galinha
1852 palavras
8 páginas
Boff inicia seu texto discorrendo sobre o que é ler e como se dá o processo de compreensão. Segundo ele, ler “significa reler e compreender, interpretar” E essa compreensão do que se lê não é estanque, mas sim mutável de acordo com o contexto biopsicossocial das pessoas e de suas vivências. Nas palavras de Boff. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha.Com estes pressupostos, Boff conta a história de uma águia que foi criada como galinha, e propõe que essa história seja lida e compreendida como uma metáfora da condição humana, e que cada leitor lerá e relerá conforme suas condições.
Essa história foi contada, por James Aggrey, em meados de 1925 quando ele tinha participado de uma reunião, que o assunto era a colonização da população de Gana. Mas havia alguns lideres que eram a favor dos ingleses, e então para protestar a postura desses lideres, James narra a historia que foi analisada por Boff. Ele contou que um camponês foi a uma floresta “apanhar um pássaro para mantê-lo cativo em sua casa. Conseguiu apanhar um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro, junto com as galinhas. Embora a águia fosse o rei/rainha de todos os pássaros”. Cinco anos se passaram, e o camponês recebeu a visita de um naturalista que ao passear pelo jardim reparou que aquele pássaro junto com as galinhas não era uma delas, mas sim uma águia. Surpreso, contou ao camponês sua descoberta, ao que o camponês respondeu que sabia que aquele pássaro era uma águia, mas que o havia criado como galinha, e que ela havia se transformado em uma.
O naturalista discordou, e disse que ela tinha um coração de águia, e que seria eternamente águia. Discutiram ambos um bom tempo, até que resolveram colocar a águia a prova.
O naturalista pegou a águia, ergueu-a bem ato e ordenou que voasse. A águia viu as galinhas ciscando lá no chão e resolveu pular para junto delas. Após o ocorrido o camponês insistia em dizer que ela seria