meu relatorio de bac SEMEIO
ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA
RELATÓRIO DE BACTERIOLOGIA I
DISCIPLINA: Bacteriologia I
PROFESSORA: Graça Carvalho
ALUNA:
Silvia Roberta Viana Farias 13100025
DATA DA AULA: 15/ 04 / 2015
DATA DA ENTREGA: 22/ 04 / 2015
Isolamento de colônias
BELÉM-PA
2015
1. INTRODUÇÃO O estudo das bactérias necessita normalmente do seu prévio isolamento e identificação. Para tanto diversos meios de cultura são utilizados. Define-se meio de cultura como uma mistura de nutrientes, incluindo fontes de carbono, nitrogênio, sais minerais e água, que propiciam o crescimento in vitrode bactérias. A maioria das bactérias cresce em meios de cultura. Exceções são as riquétsias e clamídias que por serem parasitas intracelulares obrigatórios só se desenvolvem in vitroem meios celulares (cultivo celular, ovos embrionados), Mycobaterium lepraee Treponema pallidum. A inoculação das bactérias em diferentes meios envolve várias técnicas de semeadura. Toda a manipulação de culturas bacterianas, meios e instrumental necessário deve ser feita seguindo-seprocedimentos básicos de assepsia e antissepsia, visando evitar qualquer tipo de contaminação.
2. OBJETIVO
Isolamento de colônias.
3. MATERIAIS
Alça bacteriologica;
Bico de Bunsen;
Isqueiro;
Tubos de ensaio;
Placa de vidro;
Placa de Petri;
Agulha bacteriológica;
4. DESENVOLVIMENTO
Placas
Esgotamento total (isolamento)
a) Flambar a alça bacteriológica antes de começar o semeio.
b) Transferir um inóculo com uma alça bacteriológica para meio sólido em placa e estriar com a alça bacteriológica sobre o meio.
c) Estriar até 2/3 da metade da placa, girar 90°, estriar 2/3 do próximo quadrante (1/4 da placa), girar 90°, estriar mais 2/3 do próximo quadrante (1/4 da placa), girar 90° e estriar o restante do meio.
d) É importante não cruzar as estrias (não tocar a alça na estria