meu nome é rádio
Primeira cena escolhida: O primeiro treino em que o personagem Rádio participa.
Comportamento Respondente: Ele começa a fazer os movimentos involuntários de treino para o jogo sem que ninguém o ordene que faça, como pular as cordas, movimentos com a bola e com os braços.
Comportamento Operante: Rádio também tem um comportamento voluntário quando percebe que o treinador dar ordens de treino aos jogadores como correr e fazer movimentos com os braços e logo começa a obedecer e praticar também.
Reforço positivo: Através da observação dos outros jogadores ele também começa a aprender as técnicas de treino se comportando da mesma maneira que os jogadores do time.
Discriminação: Através dos movimentos e dos apitos percebidos por Rádio ele consegue distinguir qual movimento deverá fazer.
Generalização: Rádio através da convivência com todos do time age de forma parecida com todos por achar que todos da equipe são seus superiores.
Segunda cena escolhida : O treino em que o técnico resolve aplicar uma medida drástica fazendo um treino puxado para que os jogadores parassem de perturbar o personagem Rádio.
Reforço negativo: O fato do técnico aplicar um treino mais puxado nos jogadores pelo fato ocorrido com Rádio quando eles o prendem dentro da casinha, faz com que eles fiquem com medo e parem de implicar com o personagem devido ao medo do esforço excessivo do treino.
Punição: o treino puxado faz com que os jogadores diminuam as perturbações com o personagem Rádio.
Extinção: Com o treino sendo puxado eles aceitam a presença constante de Rádio como parte do time e param de persegui-lo.