MEU DI RIO DE BORDO
ESPERO QUE AJUDE.
1. Como a incorporação das TIC na Educação Escolar pode potencializar o currículo e a avaliação de aprendizagem?
A tecnologia está presente em todos os segmentos da sociedade. Da máquina registradora do supermercado, que registra o produto, executa a conta financeira e informa qual é a quantidade disponível em estoque; até a compra de um simples analgésico na farmácia do bairro. Os caixas eletrônicos facilitam a vida do usuário, sem que haja necessidade de chegar no horário de expediente. Assim, é possível ver saldos, extratos, pedir empréstimos, resgatar valores. Tudo de forma virtual, mesmo sem sair de casa, através da internet. Nesta direção, o ambiente escolar, também, deve atuar dentro desta nova perspectiva. Pensando nas novas gerações de pessoas que estão nas escolas, é necessário que haja uma formação eficiente para inserir estes sujeitos dentro deste novo universo. Pois, quanto maior a complexidade da tecnologia, faz-se preciso a compreensão do uso da tecnologia. E, portanto, a escola, como espaço formador deste novo sujeito, deve estar preparada para administrar esta formação. Dessa forma, motivada por estas mudanças, a escola deve abranger, em seu currículo, o uso da tecnologia como uma ferramenta complementar dentro do âmbito educacional. Logo, dentre tantas funções; esta precisa preparar-se para possibilitar a capacidade deste novo indivíduo em pesquisar, escolher e selecionar as informações necessárias ao seu crescimento; além de criar e desenvolver conhecimentos próprios.
2. Quais desafios são enfrentados em sua realidade escolar em relação ao desenvolvimento de práticas pedagógicas avaliativas e a utilização das TIC?
A inserção das Tics, dentro do contexto escolar, provoca uma série de alterações. As transformações iniciam-se do plano estrutural e organizacional, até o plano pessoal; onde as pessoas envolvidas neste processo precisam estar abertas ao inovador. Possivelmente, o