Meu Desafio 3
POLO DE BARRA DO GARÇAS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL
FORMAÇÃO SOCIAL, ECONOMICA E POLÍTICA DO BRASIL
NOME DO ACADÊMICO (A): RUTHY ALVES DOS SANTOS
RA: 8976199571
DESAFIO PROFISSIONAL
TUTORA EaD THALITA SILVA NEVES VELOSO COSTA
VILA RICA MT
2014
SUMÁRIO
Avanços da década de 1980......................................................... 03
Atuação do Assistente Social na atualidade................................04
Análise comparativa.......................................................................05
Referências......................................................................................06
Avanços da década 1980
É em momentos de crise devido ao sistema capitalista que as pessoas tomam consciência quanto ao seu papel dentro de sua classe social, se unem para imprimir uma nova orientação. Logicamente que as mudanças não ocorrem num piscar de olhos, ao contrário, expressa fundamentalmente o resultado de uma busca consciente da atitude contemplativa, imediata e superficial, e do pensamento esvaziado de conteúdo, reflexão e critica. Portanto implica na ruptura da alienação. Assim a estruturação da consciência de classe se dão no conjunto de uma série de circunstâncias que envolvem desde as situações vitais, como posição e os interesses de classes, possibilidades de conhecimento, até a pratica social.
No Serviço Social a estruturação da consciência coletiva devem ser buscadas na ampliação do contingente profissional e na diversificação de seus integrantes, introduzindo-se assim na categoria diferentes visões de mundo e opiniões diversas.
Para muitos agentes nada havia de contraditório em se autonomizar a prática do Serviço Social, fazendo da profissão e deles próprios a “face humanitária” do Estado, da Igreja, da classe dominante. Por outro lado havia os agentes críticos que refletiam a prática e a identidade da profissão.