Meu caro
Quando João foi convidado ao céu, ele viu o Pai e o Filho em seus papéis mais conhecidos. O Pai foi louvado como Criador (Apocalipse 4:11). O Filho foi louvado como Redentor (Apocalipse 5:9-10). Os dois foram louvados juntos, mostrando que as pessoas divinas e seus trabalhos são perfeitamente interligados (Apocalipse 5:13-14).
Sabemos que Deus é o nosso Criador, e que ele é, também, nosso Redentor. Mas, é importante parar e refletir sobre um fato claramente revelado nas Escrituras: somente o Criador pode ser o Redentor.
Deus o Criador
Oprimeiro versículo da Bíblia estabelece a base de tudo que vem depois: "No princípio criou Deus os céus e a terra". O mesmo capítulo afirma especificamente que Deus criou o homem (Gênesis 1:26-27). A criação é o princípio da revelação de Deus aos homens. Salmo 19:1 diz: "Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos." Esta evidência é tão forte que Paulo considerou indesculpáveis os homens que rejeitam a existência e a soberania de Deus: "Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis" (Romanos 1:20). Muitas outras passagens falam sobre a posição de Deus como Criador. Todas as provas da natureza e da palavra escrita afirmam que Deus nos criou.
Deus o Salvador
A doutrina da salvação é tão importante nas Escrituras que pode ser considerada o tema principal da Bíblia. Tanto no Antigo como no Novo Testamento, Deus é descrito como Salvador. Muitos dos Salmos louvam a Deus pela salvação que ele oferece aos homens: "Deus é o meu escudo; ele salva os retos de coração" (7:10); "Agora, sei que o SENHOR salva o seu ungido" (20:6a); "O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus o SENHOR, está o escaparmos da morte" (68:20); etc. A salvação é tema importante