Metódologias itil, scrum, xp
Inicio do Scrum
O Scrum foi criado em 1993 por Jeff Sutherland e o nome Scrum é uma analogia a um estudo conduzido em 1986 por Takeuchi e Nonaka, publicado na Harvard Business Review.
Neste estudo, os autores compararam equipes de alto desempenho e multi funcionais com a formação "scrum" existentes nas equipes de Rugby.
Ken Schwaber formalizou o processo para a indústria mundial de software no primeiro artigo sobre Scrum, publicado na conferência OOPSLA 1995 – Austin - Texas. (Object-Oriented Programming Systems, Languages, and Applications) 2001 Ken Schwaber & Mike Beedle
Lançam o livro “Agile software development with Scrum”.
Foi neste ano que as metodologias ágeis foram formalizadas, com a assinatura do manifesto ágil, Manifesto for Agile Software Development.
O conceito de Scrum
É um método ágil para gerenciamento de projeto baseado em times pequenos e auto-organizados, com forte visibilidade e rápida adaptação.
Os Times são multidisciplinares e o sucesso depende de todos.
É considerado um processo iterativo e incremental para gerenciamento ágil de desenvolvimento de software, com entrega de incremento de produto pronto ao término de cada iteração.
O Scrum foca na visão, na necessidade real e não na metodologia ou processo por ele só. Não diz como fazer, apenas fornece guias na forma de artefatos, reuniões e papéis, direcionando o esforço de desenvolvimento.
O projeto é dividido em ciclos iterativos, denominados “Sprints”, sendo este um grande diferencial na entrega do maior valor de negócio, no menor tempo possível, maximizando assim o retorno do investimento.
Permite a rápida e contínua inspeção do software em produção, em intervalos de 2 a 4 semanas. Neste prazo, todos