Metáfora e metonímia
Representação visual de metonímia:
Existe uma relação de implicação entre o elemento comparado e o que se quer comparar. Exemplo: se o desmatamento de nosso território continuar assim, em breve não restará uma sombra de árvore.
Sombra, no caso, significa árvore, porque entre o significado de ambas as palavras existe uma relação de implicação. Sombra implica árvore, já que a sombra é um efeito produzido pela árvore. Essa mudança de sentido é uma metonímia.
Metonímia é, então, a alteração do sentido de uma palavra ou expressão quando entre o sentido que o termo tem e o que adquire existe uma relação de inclusão ou de implicação.
Ex.: As chaminés devem sair de São Paulo.
Chaminé significa aqui fábrica. Essa alteração de sentido ocorre porque o significado básico da chaminé inclui-se como parte do significado todo, fábrica.
Ex.: Comerás o pão com o suor de seu rosto. Esse pão custará lágrimas.
Suor, que é o efeito do trabalho, implicado, portanto, por este, significa aqui trabalho. A partir desta metonímia, pão deve ser lido como alimento e lágrimas como sofrimento.
Há certas metáforas e certas metonímias, já desgastadas pelo uso, que constituem clichês e que devem ser empregadas com cuidado. Dizer que as nuvens são um alvo tapete só tem sentido para mostrar que um determinado personagem só usa clichês.
Exemplos de lugares-comuns na escrita: “fechar com chave de ouro”
“o diabo foge da cruz” etc.
EXERCÍCIOS
1 – Na frase: “Todos somos os fios do tecido”, há um exemplo de: a) metonímia b) metáfora
2 – Metáfora ou metonímia?
Vou tomar Coca-Cola.
Li Camões para o vestibular.
Ela é a luz dos meus olhos.
Comprei Gillette nova.
Meus verdes anos já se foram há muito tempo.
O pulmão do planeta está morrendo. Salvem a Amazônia.