Metrópole sustentável? nao é uma questao urbana
SUZY TAYRINE DA SILVA NEVES
METRÓPOLE SUSTENTÁVEL? não é uma questão urbana.
BELÉM-PA
2011
SUZY TAYRINE DA SILVA NEVES
METRÓPOLE SUSTENTÁVEL? não é uma questão urbana.
Trabalho de Pesquisa e sua Estrutura, orientado pelo MS. Roberto França como pré-requisitos para o andamento do Curso de Licenciatura em letras.
BELÉM-PA
2011
FERREIRA, Y.N. Metrópole sustentável? Não é uma questão urbana. Disponível no site < http://www.scielo.br/scielo.ph>. Acesso em: 20 ago. 2011.
Yoshiya Nakagawara Ferreira é professora de pós-graduação em meio ambiente e desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina. O artigo Metrópole Sustentável? Não é uma questão urbana, foi publicado no dia 18 de fevereiro de 2011, no site A Scientific Electronic Library Online - Scielo (biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros).
A autora, em seu artigo, mostra os problemas sócio-ambientais do mundo contemporâneo a partir de uma abordagem antropológica. Demonstrando que os problemas das metrópoles, na atualidade, possuem alcance multidimensional e exige um comportamento ético responsável dos cidadãos, afim de que seja assegurada qualidade de vida às gerações futuras. O relato aborda a questão do desenvolvimento sustentável das metrópoles, de forma simples e objetiva, de modo a permitir o entendimento de todos.
Vivemos em um mundo, indiscutivelmente, globalizado, produto da expansão planetária do sistema capitalista, que, por meio das novas tecnologias da informação, possibilitou a conexão de pessoas de diferentes identidades culturais. Nesse sentido, compreender uma metrópole não é tarefa fácil, ainda mais com as constantes mudanças em seu ambiente sócio-político.
No caso do território brasileiro, segundo a autora, ocorreram grandes transformações, "quase 30 milhões de pessoas deixaram o campo entre 1960 à 1980, acelerando o processo de urbanização, inchando