Metrologia
Capítulo 1
INTRODUÇÃO À METROLOGIA
1.1 - Conceituação:
METROLOGIA é a ciência que se ocupa do campo do conhecimento relativo às medições. Ela abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos à medições, qualquer que seja o seu nível (ou a sua incerteza), e em quaisquer campos da ciência ou tecnologia.
1.2 - Importância:
A medição é uma operação antiqüíssima e de fundamental importância para diversas atividades do ser humano, como por exemplo:
• na comunicação: quantidade de referência conhecida pelo transmissor e pelo receptor ;
• no comércio: descrever quantidades envolvidas em termos de uma base comum é fundamental em transações comerciais (ex: número de um calçado; tamanho de uma peça; quantidade embalada; etc) ;
• na saúde: O diagnóstico correto, o perfeito atendimento de suporte à vida e a segurança contra doenças contagiosas são premissas básicas para a garantia da qualidade de vida do cidadão. Atualmente, nos países desenvolvidos, são submetidos ao controle metrológico e a supervisão governamental em caráter obrigatório, os instrumentos de medição usados em atividades do campo médico, da fabricação de medicamentos, nos campos de proteção ocupacional e da radiação.
• na segurança: Para garantir a qualidade de equipamentos como capacetes de uso industrial, luvas, cinturões e calçados de segurança, protetores auriculares, programas de normalização técnica e de capacitação de laboratórios de ensaios devem ser desenvolvidos. Na medida que aumentamos a qualidade desses equipamentos, diminuímos o risco de acidentes e doenças ocasionadas pelo trabalho.
• no meio ambiente: Para reduzir a poluição sonora esta sendo desenvolvido no Brasil um projeto de etiquetagem de fontes sonoras, que consiste em realizar ensaios para determinar a potência acústica de eletrodomésticos, que receberão etiquetas que mostrarão ao consumidor sua potencia sonora, que possibilitará ao usuário o direito de adquirir um bem que não lhe cause mal à saúde