metrologia e instrumentaçao
CENTRO DE CIÊNCIAS EXÁTAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA – 00155
METROLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO
PROF.: EDUARDO NABINGER
ALUNA: MAGDA DANDA DE OLIVEIRA
CAXIAS DO SUL, 10 DE DEZEMBRO DE 2012
SUMÁRIO
Introdução
Equipamento dimensional
Documentação de calibração do equipamento
Peça medida
Documentação de calibração da peça medida
Dimensionais coletados
Comparativo dos dimensionais
Conclusão
Referências
2
INTRODUÇÃO
História da Metrologia
O controle de qualidade dimensional é tão antigo quanto a própria indústria, somente nas últimas décadas vem ocupando a importante posição que lhe cabe.
O Sistema de Coordenadas foi inventado pelo filósofo e matemático francês René
Descartes no início do século XVII. Um sistema de coordenadas permite localizar elementos em relação a outros elementos, onde a combinação de uma largura, uma espessura e uma altura (X, Y e Z) Esta combinação – projeção em x, y e z - é chamada coordenada e representa um local específico em relação a outro.
O aparecimento de sistemas de medição tridimensional significa um grande passo e traz importantes benefícios, tais como aumento da exatidão, economia de tempo e facilidade de operação, especialmente depois da incorporação de sistemas de processamento de dados.
Em alguns casos, constatou-se que o tempo de medição gasto com instrumentos de medição convencionais ficou reduzido a um terço com a utilização de uma máquina de medir coordenadas tridimensional MMC manual sem computador, e a um décimo com a incorporação do computador.
O presente trabalho tem por objetivo a melhoria no processo de captura e compreensão dos dados para uma melhor conversação entre setores de qualidade e dimensional, visando um ganho no processo fabril, visto que ao entregarmos as informações de forma mais segura e legível, estaremos assegurando um melhor desempenho do operador de qualidade e consequentemente da