Metrologia Trabalho Interdisciplinar
Curso de Engenharia Mecânica
Sérgio Antonio Nascimento Garcia
Trabalho Interdisciplinar
Belo Horizonte/MG
2011
1 - INTRODUÇÃO:
O conceito de medir traz em si, uma idéia de comparação e como só se pode comparar “coisas" de uma mesma espécie, podemos definir medição como: "medir é comparar uma dada grandeza com outra de mesma espécie, tomada como unidade”. O homem precisa medir para definir seu espaço, sua atuação. Para isso, temos a metrologia como ferramenta de trabalho. A formação desta palavra é METRO = medir; LOGIA = estudo[1].
A Metrologia é a ciência que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza em qualquer campo da ciência ou tecnologia. Nesse sentido a Metrologia Científica e Industrial é uma ferramenta fundamental no crescimento e inovação tecnológica, promovendo a competitividade e criando um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e industrial em todo e qualquer país[2].
O trabalho a seguir visa demonstrar a aplicação da Metrologia Industrial em Desenho Técnico, em especial na parte de tolerâncias geométricas.
2 – ESPECIFICAÇÕES PARA TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA:
Estas especificações estabelecem os princípios gerais para indicação das tolerâncias de forma, orientação, posição e batimento. Os símbolos para características toleradas, bem como sua característica referente se encontram na Tabela 1 (final do tópico).
2.1 – Retitude de uma linha:
O campo de tolerância é limitado por duas linhas paralelas afastadas de uma distância “t” (tolerância especificada somente em um plano – Figura 1) ou limitado por um paralelepípedo de seção transversal “t1 e t2” (tolerância especificada em dois planos paralelos entre si – Figura 2) ou ainda por um cilindro de diâmetro “t” (Figura 3).
Figura 1 Figura 2 Figura 3
2.2 – Tolerância de