METODOS
Por volta de 1655 o construtor de relògios Stephen Farfler que tinha as duas pernas amputadas construiu uma cadeira de rodas que assemelhava a uma espècie de triciclo.
Em 1869 è patenteada uma cadeira de rodas com rodas traseiras de empurrar e pequenas rodas dianteiras.Com o avanço da tecnologia foram surgindo vàrios modelos,com o objetivo de aumentar a independencia do usuario. http://www.cadeirarodas.com/historia_da_cadeira_de_rodas.html Conforme pesquisa realizada pelo IBGE em 2001,publicada pelo Jornal Folha de São Paulo, há no Brasil 24,5 milhões de pessoas portadoras de deficiência, cerca de 14,5% da população brasileira. O jornal informa que foram incluídas na pesquisa todas as pessoas que apresentem alguma dificuldade de enxergar, de ouvir, de locomover-se ou tenham alguma deficiência mental.
Desse total, segundo o CENSO 2000 realizado pelo IBGE, a deficiência motora atinge mais de 7.800.000 brasileiros, onde quase 90 % destes não têm acesso a uma cadeira de rodas motorizada.No mercado nacional o custo da cadeira motorizada é muito elevado, em torno de R$ 4.500,00, tendo também uma manutenção cara, e difícil acesso para os equipamentos de reposição, impossibilitando às pessoas deficientes adquiri-las ou mantê-las. Em relação a esses aspectos é