Metodos e técnicas de produção limpa de uma empresa
1.1 O QUE É: Produção Limpa, significa a aplicação de uma estratégia econômica, ambiental e técnica, integrada a processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência do uso de matérias-primas, água e energia, através da não-geração, da minimização ou da reciclagem dos resíduos gerados, com benefícios ambientais e econômicos para os processos produtivos.
1.2. OBJETIVO:
O princípio básico da Produção Limpa é eliminar a poluição durante o processo de produção e não no final, atender as necessidades do produto de forma sustentável, usando com eficiência materiais e energia renováveis, não-nocivos, conservando ao mesmo tempo a biodiversidade.
1.3. POR QUE UTILIZA-LA:
Todos os resíduos que a empresa gera custaram-lhe dinheiro, pois foram comprados a preço de matéria-prima e consumiram insumos como água e energia. Uma vez gerados, continuam a consumir dinheiro, seja sob a forma de gastos de tratamentos e armazenamento, seja sob a forma de multas pela falta destes cuidados, ou ainda, pelos danos à imagem e reputação da empresa.
Essa abordagem assume como pressuposto que a maioria de nossos problemas ambientais, como por exemplo: o aquecimento global, poluição tóxica, perda da biodiversidade, são causados pela forma e ritmo no qual produzimos e consumimos recursos, devendo reduzir riscos aos seres humanos e ao meio ambiente.
Tatuí/SP
2012
2. MÉTODOS E TÉCNICAS DE PRODUÇÃO LIMPA
2.1 AS TÉCNICAS QUE ENCONTRAMOS ATUALMENTE TRABALHAM OS TRÊS NÍVEIS DE ATUAÇÃO:
• ELIMINAÇÃO OU REDUÇÃO NA FONTE
• REAPROVEITAMENTO INTERNO
• RECICLAGEM EXTERNA
2.2 DIFERENÇAS ENTRE PRODUÇÃO MAIS LIMPA E TÉCNICAS DE FIM DE TUBO:
Produção Mais Limpa é uma ação preventiva que busca evitar, por exemplo, a geração de resíduos por meio do aproveitamento máximo das matérias-primas utilizadas durante o processo produtivo. Já as Técnicas de Fim de Tubo são ações que apenas ajudam a