Metodos e tecnicas
1 – QUAIS AS CAUSAS DO ATRASO DAS CONCRETEIRAS NO FORNECIMENTO DO CONCRETO USINADO NAS OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM NATAL? Resp. Programação de atendimento por parte das concreteiras, o atendimento a clientes da tarde depende da eficácia do atendimento aos clientes da manhã, congestionamento no trânsito, quebra de veículos e maquinário da usina de concreto, falta de matéria prima como cimento na concreteira, frota de veículos desproporcional a demanda, tipo de usina de concreto antiga gastando muito tempo para fazer a mistura de concreto.
2 - IDENTIFICAR AS CAUSAS DO REAL MOTIVO DO ATRASO NA ENTREGA DO CONCRETO Resp. Um dos maiores motivos é a frota de caminhões betoneiras desproporcional a demanda no atendimento, as concreteiras não aumentam suas frotas, porque cada caminhão betoneira tem que no mínimo transportarem 32,0 metros cúbicos por dia que equivale a 04 viagens/dia, com isso às vezes falta caminhão na concreteira para atendimento aos clientes.
3 – COMPREENDER O DESCREVER O TRÂMITE DO PROCESSO ENTRE O FORNECEDOR/CLIENTE DE COMPRAS DO MATERIAL. Resp. Este processo é feito através de um contrato de prestação de serviços entre a concreteira e a construtora tomadora do serviço. Já os pedidos de concreto são realizados através de uma programação de agendamento enviada para a concreteira através de e-mail informando as datas e horários para o fornecimento do concreto de acordo com a necessidade da construtora.
A) Investigar a logística de entrega desse concreto: A localização das concreteiras em Natal é em áreas distantes do centro, a maioria ficam em zona rural em função de poluição ambiental e distante em média das obras em 40 km, outro fato é o número reduzido de caminhões betoneiras e bombas existentes nas concreteiras em função do custo beneficio.
B) Descrever os impedimentos que geram o atraso: Faltam mais investimentos na estrutura entre bombas, caminhões betoneiras e maquinários