metodos sistemicos
Parte de argumentos gerais, para argumentos particulares. Primeiramente são apresentados os argumentos considerados inquestionáveis e depois chegamos a conclusões formais.
O método é fundamentado em premissa maior, premissa menor e conclusão.
Se por um lado o método Dedutivo possibilita levar ao investigador do conhecido para o desconhecido com uma margem pequena de erro, por outro lado esse método tem seu alcance bastante limitado.
O método dedutivo tem o propósito de explicar o conteúdo das premissas, sendo assim os argumentos dedutivo ou estariam corretos ou incorretos, ou as premissas sustetam de modo completo a conclusão ou, quando a forma é lógicamente incorreta não se sustetam de forma alguma.
O uso da lógica busca demonstrar a conclusão da sua totalidade a partir de suas premissas, sem as premissas não existe como chegar a qualquer conclusão. Sendo assim o método dedutivo fica a mercê das premissas, se a premissa é verdadeira a conclusão imediatamente será verdadeira também, sendo considerado limitado.
Alguns dos argumentos condicionais do método dedutivo são: afirmação do antecedente, e a negação do conseqüente
Denomina-se afirmação do antecedente pois a primeira premissa é um enunciado condicional, sendo que a segunda coloca o antecedente desse mesmo condicional; a conclusão é o conseqüente da primeira premissa
Se Bruno tirar nota inferior a 7,será reprovado.
Bruno tirou nota inferior a 7.
Bruno será reprovado.
E a negação do conseqüente deriva-se do fato que a primeira premissa é um condicional, sendo a segunda uma negação do conseqüente desse mesmo condicional.
Se o água congelar, a temperatura alcançará 0º.
A temperatura não alcançou 0º.
Logo, a água não congelou.
Metodo Indutivo:
No indutivo parte-se do particular para o geral. A generalização deve ser constatada a partir da observação de um número de casos concretos suficientemente confirmadores da suposta realidade. Com a aparecimento dos empiristas