metodos quantitativos
Soluções para problemas contábeis, administrativos e econômicos, reais, fora de laboratórios ou proposições científicas, devem ser avaliadas no tempo e no espaço onde os fatos ocorrem.
População - é o conjunto de elementos (pessoas, coisas, objetos) que têm em comum uma característica em estudo. A população pode ser:
Finita: quando apresenta um número limitado de indivíduos.
Amostra - é o conjunto de elementos retirados da população, suficientemente representativos dessa população. Através da análise dessa amostra estaremos aptos para analisar os resultados da mesma forma que se estudássemos toda a população.
Parâmetro - é uma característica numérica estabelecida para toda uma população.
Estimador - é uma característica numérica estabelecida para uma amostra.
Dado Estatístico - é sempre um número real.
Primitivo ou Bruto: é aquele que não sofreu nenhuma transformação matemática. Número direto.
Elaborado ou secundário: é aquele que sofreu transformação matemática. Ex. porcentagem, média, etc.
DIVISÃO DA ESTATÍSTICA
Podemos dividir a Estatística em duas áreas:
Estatística Descritiva – é à parte da Estatística que tem por objetivo descrever os dados observados e na sua função dos dados, tem as seguintes atribuições.
i. A obtenção ou coleta de dados – é normalmente feita através de um questionário ou de observação direta de uma população ou amostra.
A organização dos dados – consiste na ordenação e crítica quanto à correção dos valores observados, falhas humanas, omissões, abandono de dados duvidosos. A representação dos dados – os dados estatísticos podem ser mais facilmente compreendidos quando apresentados através de tabelas e gráficos, que permite uma visualização instantânea de todos os dados.
Estatística Indutiva – é à parte da Estatística que tem por objetivo obter e generalizar conclusões para a população a partir de uma amostra, através do cálculo de probabilidade. A tais conclusões estão sempre associados a um grau de