METODOS OBSERVACIONAIS
A observação é uma atividade humana que ajuda a garantir nossa segurança e sobrevivência e a selecionar amigos e parceiros íntimos. As observações exercem grande fascinação sobre muitas pessoas e indica que as habilidades observacionais são fundamentais para a atividade humana, e não apenas para o campo de ação dos psicólogos. Com isso é preciso adotar uma abordagem da pesquisa observacional que reconheça que a observação psicológica, diferentemente da observação como ela ocorre nas ciências físicas, envolve fazer inferências sobre pessoas que estão similarmente engajadas em fazer observações, elas próprias, sobre os objetivos, as intenções e o interesse do pesquisador.
O QUE É PESQUISA OBSERVACIONAL?
É um método de pesquisa por si só e está integrada aos outros tipos de métodos de pesquisa. Os estudos observacionais podem ser amplamente conceitualizados de acordo com quatro principais dimensões; testagem da teoria-exploratória, experimental-naturalista, estruturada-Não estruturada, não participante / participante.
TESTAGEM DA TEORIA-EXPLORATÓRIA
Pode ser conceitualizado tomando-se por medida a intenção de testar uma teoria existente por meio do exame do que as pessoas fazem em diversas situações e circustâncias.
A observação pode ser empregada de um modo mais criativo para explorar diferentes situações. Isso pode ser como uma forma de “reconhecimento” – observação-exploratória para gerar ideias que podem ser pesquisados mais formalmente quando algumas características potenciais básicas foram identificadas.
EXPERIMENTAL-NATURALISTA
Essa dimensão está ligada a um contraste entre a observação que é conduzida sob condições experimentais e aquela que é mais naturalista. Condições experimentais geralmente impõem vários tipos de controle a fim de facilitar o desenvolvimento de explicações causais. Isso envolveria observar pessoas expostas a experiências similares.
A observação também tem sido