Metodos Inovadores
É notório que nos últimos anos, que a construção civil vem crescendo e consequentemente passando por transformações . As empresas estão sendo levadas a desenvolver-se com métodos inovadores ou à incorporação de inovações para manter a competitividade. Sendo assim, as mesma precisam adotar modelos para a gestão estratégica da inovação, que pode ser entendida como um processo estruturado apoiado em seis dimensões: método, ambiente, pessoas, estratégia, liderança e resultados.
METODO INOVADOR.
1. Construção em 3D
A chinesa Yingchuang New Materials Inc. é a primeira empresa do mundo a construir múltiplas casas simultaneamente utilizando impressoras 3D para fabricar paredes a partir da reciclagem de vários materiais, incluindo concreto e fibra de vidro.
Usando quatro gigantescas impressoras 3D, a empresa foi capaz de imprimir as paredes de dez casas em 24 horas, ao custo de US$ 5 mil por construção. As paredes das casas foram impressas e endureceram na fábrica e depois foram transportadas e montadas no seu local definitivo de assentamento, um parque industrial em Xangai.
As impressoras medem 40 metros de largura por 6 metros de altura e usam a mesma tecnologia de impressão fused deposition modeling (FDM) das impressoras 3D de mesa, que 'imprime' os objetos superpondo camadas de material líquido que são expelidas por um tubo, como se fosse pasta de dente. Usando um design CAD como um molde, um computador controla o braço da impressora que tem o tubo com o concreto líquido tratado com um endurecedor especial para que a camada anterior esteja sólida o suficiente para suportar o peso da nova camada.
A fábrica da Yingchuang e o seu centro de pesquisa, um edifício de 3 mil metros quadrados, também foi construído usando a mesma técnica de impressão 3D e, segundo o presidente e fundador da companhia, Ma Yihe, levou apenas um mês para ser montado.
A Yingchuang não é a primeira organização a usar impressoras 3D para construir casas, mas é a