metodos indiretos
A planetologia, ciência planetária ou astronomia planetária é o estudo dos sistemas planetários (os planetas, seus satélites naturais e outros objetos relacionados) com maior ênfase no Sistema Solar. A planetologia tem por objetivo o estudo geológico e morfológico comparado dos diversos corpos do Sistema Solar, os quais fornecem indicações preciosas sobre o planeta Terra.
De entre os numerosos estudos realizados pelos planetólogos, é de salientar o estudo dos meteoritos, relíquias dos tempos da formação do Sistema Solar, que nos dão informações sobre as épocas em que as marcas da história da Terra foram totalmente apagadas.
Os conhecimentos destas diversas ciências são utilizados para criar modelos dos corpos celestes, que depois são comparados com observações a partir da Terra e de sondas espaciais. A maior parte das observações são realizadas sobre corpos do Sistema Solar, mas nos últimos anos tornou-se possível descobrir e obter dados sobre planetas mais distantes através da influência que exercem na estrela que orbitam. Uma vez comprovada a veracidade do modelo, este pode ser usado para analisar as teorias da formação de cada planeta e do sistema solar em conjunto. O envio de sondas à superfície dos planetas mais próximos possibilitou a melhoria dos resultados destes tipos de análise.
Astrogeologia
É o termo escolhido pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos da América do Norte para designar o ramo da geologia que aplica princípios e métodos geológicos a toda a matéria condensada e gases do Sistema Solar situados fora da Terra.
Astrogeologia ou geologia planetária é uma ciência planetária cujo estudo centra-se na geologia dos corpos celestes, tais como, planetas, luas, cometas e meteoritos. Dado que o estudo das rochas se iniciou com o estudo das rochas terrestres, e devido ao tipo de trabalho científico realizado, a astrogeologia encontra-se extremamente ligada à geologia terrestre.
Por exemplo, o estudo dos meteoritos tem