metodos de transferencia de dados
E
sta disciplina consiste no estudo dos componentes físicos que compõem o computador, cuja configuração básica e mais geral pode ser vista como na figura V.1 abaixo.
Disp E
Memória
Disp S
dados
instruções
UCP
UAL
Sinais de
Controle e
Status
UC
Figura V.1 - Organização de um Computador onde, por definição, considera-se:
• computador - como sendo uma máquina eletrônica, capaz de solucionar problemas através da execução automática de instruções que lhe sejam previamente fornecidas.
• hardware - constituído pelos circuitos eletrônicos que compõem o computador e que o tornam capaz de reconhecer e executar um conjunto limitado de instruções simples. • software - constituído pelo conjunto de programas necessários para tornar o hardware útil e operacional.
• programa - como sendo uma peça de software constituída por uma seqüência de instruções que descrevem ao computador como executar uma determinada tarefa.
• linguagem de máquina - constituída pelo conjunto básico de instruções que são reconhecidas pelo hardware e, para a qual todo programa precisa ser convertido para que possa ser executado.
• tradutor - um programa que converte outros programas para a linguagem de máquina. Pode ser de três tipos: montador (para a linguagem assembly), interpretador
(tradução e execução passo a passo) e compilador (tradução e execução em fases distintas). V.1 Máquina Virtual
Constitui-se de uma abstração onde, dentro de um único computador hospedeiro, o universo gerado por cada linguagem define uma máquina hipotética (virtual) capaz de reconhecer e executar diretamente as instruções daquela linguagem. É a generalização do conceito de hardware.
Organização de Computadores
2
Vantagens desta abordagem:
1. Um computador pode ser considerado como composto por "n" máquinas virtuais, cada uma delas com sua própria configuração e linguagem de máquina;
2. Uma pessoa, cujo trabalho seja gerar