metodos de produão industrial
A maior parte do O2 é utilizada na fabricação de aço junto com o ferro. Cilindros de O2 comprimido são usados na área industrial como componentes para ocorrência da solda oxiacetilênica. Também são largamente empregados na área hospitalar.
Erivanildo Lopes da Silva é professor assistente da Universidade Federal da Bahia.
QUÍMICA
Oxigênio: Propriedades e usosCOMENTE
Erivanildo Lopes da Silva
02/02/200918h25
Comunicar erroImprimir
A Química se caracteriza por ser uma área do conhecimento científico que estuda, entre outras coisas, as características dos elementos existentes na natureza. Entre os inúmeros elementos existentes, podemos destacar alguns largamente empregados ou produzidos na indústria (que, por sua vez, são utilizados em outras áreas). E, entre esses, o oxigênio.
O oxigênio - uma substância elementar encontrada naturalmente nas formas gasosas de oxigênio e ozônio (O2 e O3, respectivamente) - foi obtido na sua forma O2, por Scheele, em 1772, e Priestley, em 1774. Contudo, apenas Priestley publicou seus resultados, ainda que nenhum dos dois tenham dado o nome de oxigênio ao gás.
Em 1775, Lavoisier estabeleceu as propriedades do gás, mostrou que ele existia no ar e na água, indicou seu papel fundamental nas combustões e deu o nome de oxigênio à substância descoberta por Scheele e Priestley.
O oxigênio natural é um gás incolor e inodoro, que se liquefaz a -183o C, sendo o quinto material mais abundante na terra e pouco solúvel em água. Em condições específicas (na presença de substâncias catalisadoras ou ao ser aquecido), reage com inúmeras outras substâncias, formando vários compostos.
A obtenção do gás oxigênio em