Metodos de partidas dobradas
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE SILVÂNIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: Contabilidade Geral
RESULTADO (RÉDITO)
É o resultado produzido pelos componentes patrimoniais e que traz alterações ao estado inicial do capital, podendo ser, portanto, positivo (lucro) ou negativo (prejuízo).
Assim, rédito é a variação positiva ou negativa, expressa em termos de moeda, que a entidade suportou no seu capital, em dado exercício, por efeito da gestão.
A função econômica da Contabilidade é apurar o resultado que uma entidade (azienda) obteve em um determinado período. Este resultado é obtido pela diferença entre as receitas e as despesas do período.
Assim:
RESULTADO(RES) = RECEITAS(R)–DESPESAS (D)
R > D RES > 0 LUCRO
R < D RES < 0 PREJUÍZO
R = D RES = 0 NULO
RECEITAS = são os ingressos de elementos para o Ativo, sejam de disponibilidades ou de direitos, geralmente correspondentes a um esforço produtivo da empresa, ou ainda diminuição de obrigações com terceiros. Provocam aumento da Situação Líquida. Ex: Recebimento pela prestação de um serviço, pela venda de mercadorias, perdão de dívida.
DESPESAS = são gastos incorridos para a obtenção de receitas. Podem diminuir o Ativo ou aumentar o Passivo Exigível, mas sempre reduzem a Situação Líquida ou Patrimônio Líquido.
Ex: Pagamento de salários, aluguéis, impostos.
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
CONCEITO
Escrituração é a técnica encarregada do registro dos fatos contábeis ocorridos em uma entidade, visando o controle do patrimônio, a apuração dos resultados dos exercícios sociais e a prestação de informações aos diversos usuários da informação contábil, ou seja, a escrituração é a base dos relatórios contábeis, que são, em última análise, os meios de comunicação da entidade com o mundo exterior ou interessados na informação contábil.
As modificações e a evolução ocorridas no patrimônio são acompanhadas pelos registros da Escrituração Contábil, e este é efetuado segundo o método