Metodos de ensino ontem ehoje
1471 palavras
6 páginas
Introdução O texto a seguir foi feito de forma individual, como trabalho de avaliação do primeiro semestre do curso de Pedagogia, com atividades interdisciplinares. O objetivo deste trabalho é descrever e comparar os métodos de ensino tradicional e histórico-crítico utilizados pelos professores. Além de relatar a importância da escola na sociedade e a qualidade do trabalho docente, visto que a sociedade está em constante mudança e desenvolvimento.
A prática educativa está carregada de significados sociais. Assim, pensaremos a História da Educação através da percepção de que ela é um momento de reflexão em torno das culturas construídas e reconstruídas pela humanidade, resultando, algumas, em mudanças no trabalho docente.
Métodos de ensino ontem e hoje
Sempre que a sociedade defronta-se com mudanças significativas em suas bases sociais e tecnológicas, novas atribuições passam a ser exigidas à escola. Consequentemente, também sua função social tende a ser revista.
Essas mudanças na sociedade tem sido motivo de estudo e reflexão sobre os métodos de ensino utilizados pelos professores. Dentre eles estão o método tradicional e o histórico-crítico.
“Há diversos tipos de professores no ensino fundamental. Os mais tradicionais contentam-se em transmitir a matéria que está no livro didático. Suas aulas são sempre iguais, o método de ensino é quase o mesmo para todas as matérias, independente da idade e das características individuais e sociais dos alunos’’(LIBÂNEO,2011).
Nesse caso, o ensino acontece de forma mecânica, decorada, sendo assim, considerada mera transmissora de conteúdos estáticos, resultando numa aprendizagem repetitiva e que não é duradoura. O professor transmite seus conhecimentos a cerca de um determinado assunto e a evolução da aprendizagem é analisada regularmente através de testes por ele elaborados.
A Pedagogia Tradicional é de fato, muito discutida e criticada, por ela