Metodos de custeio
Os Métodos de Custeio estão relacionados à forma de atribuir os custos aos produtos ou outros objetos, tais como: clientes, regiões, canais de distribuição etc. São adotados visando a orientar o tomador de decisões na escolha da melhor alternativa para a solução de um problema e, se necessário, efetivar ações corretivas, em caso de resultados não planejados.
Existem vários métodos para a contabilização dos custos e alguns são amplamente utilizados, tais como: Custeio por Absorção – com e sem Departamentalização, Custeio Variável, Custeio Direto e, atualmente, bastante disseminado no meio empresarial, e principalmente na Logística, Custeio Baseado em Atividades – ABC.
Cabe ressaltar que, quando estamos tratando sobre Métodos de Custeio, não estamos nos referindo aos métodos de avaliação dos estoques: PEPS – Primeiro que entra, Primeiro que sai, UEPS – Último que entra, Primeiro que sai, e Médio Fixo ou Móvel, que não estão sendo tratados nesta obra.
Custeio Variável
Este método preconiza a segregação dos custos em fixos e variáveis. É importante frisarmos que, para a valorização dos Estoques, só serão atribuídos aos produtos os Custos Variáveis, sendo os Custos Fixos tratados como custos do período, indo diretamente para a Demonstração de Resultado, tal como se pode observar na Figura 19.1.
CUSTOS PRODUTOS INDEPENDE DA VENDA PELA VENDA CUSTOS E DESPESAS DO PERÍODO fixas variáveis
fixas
Pode-se perceber na figura, que apenas os Custos Variáveis com material direto, mão – de – obra direta (MOD) e a parcela variável da energia elétrica, por