metodos das 28 palavras
Segundo o programa do 1º Ciclo do Ensino Básico, leitura é “o processo interativo que se estabelece entre o leitor e o texto, em que o primeiro apreende e reconstrói o significado ou os significados do segundo. A leitura exige vários processos de atuação interligados (decifração de sequências grafemáticas, acesso a informação semântica, construção de conhecimento, etc.); em termos translatos, a leitura pode ainda ser entendida como atividade que incide sobre textos em diversos suportes e linguagens, para além da escrita verbal.”
Para que tal se verifique, o Programa do 1º Ciclo do Ensino Básico indica que esta aprendizagem deve partir da valorização de vivências, conhecimentos, referências e interesses pessoais. Ou seja, devemos entender o individuo como ponto de partida para o seu próprio desenvolvimento, na medida em que partimos do que o torna único, como sentimentos, saberes, gostos e vivências, para assim potencializar o seu saber e aprendizagens futuras. Muitas crianças não adquirem o gosto pela leitura simplesmente porque não têm memória textual, ou seja, como não vivem situações não têm memórias e por isso não percebem o que leem.
Tendo em conta a importância que a leitura tem no desenvolvimento das crianças não podemos esquecer também da importância das metodologias indicadas para o processo de iniciação à leitura. Os métodos de leitura são instrumentos/estratégias utilizadas pelo professor do 1º ciclo do ensino básico para que o primeiro contacto com a leitura se adeque a cada aluno tendo em conta as suas capacidades, o seu desenvolvimento social, linguístico, psicológico e cognitivo.
Assim sendo ao longo dos tempos foram criadas diversas metodologias para a aprendizagem da leitura. Podemos primeiramente diferenciá-los entre métodos sintéticos, métodos analíticos/globais e métodos mistos, sendo que os primeiros consistem em realizar sínteses consecutivas partindo de letras e sons até às palavras em si. Já