Metodos contraceptivos
Existe uma grande diversidade de métodos contraceptivos, que podem ser classificados:Reversíveis – São métodos que ao deixarem de ser usados, permitem uma gravidez. Os métodos reversíveis podem ser naturais ou não naturais e dentro dos não naturais existem os métodos mecânicos e químicos.Irreversíveis - Destinam-se a casais que não desejam mais ter filhos. Sua eficácia é total e exige uma intervenção cirúrgica
Métodos contraceptivos mais usados:
Camisinha, DIU, Diafragma, Pílulas, Adesivos, Injeção, Laqueadura, Anel vaginal, Tabelinha
Métodos comportamentais
- Tabelinha;
- Temperatura basal;
- Muco cervical (método Billings);
- Coito interrompido.
Métodos de barreira
- Camisinha;
- Diafragma;
- Esponjas;
- Espermicidas;
Dispositivo intrauterino (DIU)
Contracepção hormonal
- Contraceptivos orais;
- Contraceptivos injetáveis;
- Implantes;
- Anel vaginal;
- Adesivos cutâneos;
- Contracepção de emergência (pílula do dia seguinte);
Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que têm vida sexual ativa e querem evitar uma gravidez. Além disso, a camisinha, por exemplo, protege de doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Há vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado, como a camisinha masculina, camisinha feminina, o DIU (dispositivo intrauterino), contracepção hormonal injetável, contracepção hormonal oral (pílula anticoncepcional), implantes, espermicida, abstinência periódica, contracepção cirúrgica, contracepção de emergência, entre outros.
Dentre tantos métodos disponíveis, torna-se necessário o auxílio de um médico para definir a escolha de qual método utilizar, pois ele levará em consideração a idade da pessoa, a frequência com que mantém as relações sexuais, necessidades reprodutivas, saúde, etc.
É muito importante ter