Metodos contraceptivos
Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que tem vida sexual ativa e querem evitar uma gravidez ou DST(doença sexualmente transmissível). Há vários tipos de métodos disponíveis.
(DIU) Dispositivo intra-uterino [pic] DIU é um dispositivo anticoncepcional que é inserido no útero, por um médico. Ele impede o processo de nidação, em que o óvulo fecundado se fixa no endométrio. Pode estimular ainda uma reação inflamatória no útero, que também é contraceptiva. Alguns dispositivos libertam hormonas para aumentar sua eficácia, logo que possa excluir uma gravidez. É eficaz durante 3 a 5 anos (variável). Deve ser sempre vigiado pelo médico e embora não seja comum, pode ser aplicado a mulheres que nunca tenham tido filhos. O DIU não é um método hormonal, sendo indicado para mulheres que já tiveram problemas com métodos contraceptivos hormonais e os ovulos não fixam na parede do utero. • Vantagens
As mulheres podem contar com uma grande eficácia contraceptiva, sem que tenham que associar a contracepção a qualquer gesto diário. • Desvantagens
Além de poder aumentar as dores durante o período menstrual e aumentar o seu fluxo, o DIU não protege das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Com o uso prolongado do DIU, pode acontecer diminuição ou cessão do fluxo menstrual. Interfere com o ato sexual pois pode causar muitas dores e até doenças bem graves. Em algumas pessoas pode também causar cólicas e sangramentos independentes do período menstrual. O DIU também pode causar esterilidade na mulher, por isso não é recomendado para aquelas que nunca tiveram filhos.
Contraceptivos Hormonais Injetaveis Trata-se de um método contraceptivo que consiste numa lenta liberação de uma "solução aquosa" na corrente sanguínea e, à semelhança da pílula, previne a ovulação. Cada injeção tem um efeito até 3 meses (12 semanas).
• Vantagens
;este método é bastante discreto e prático na sua utilização, uma vez que não