Metodologias para análise de desempenho
3 Metodologias para Análise de Desempenho
As metodologias para análise de desempenho utilizadas no desenvolvimento deste trabalho, são as dadas pela Recomendação do ITU-T G.826 e as Recomendações do ITU-R F. 1092-1, F. 695, F.1093-1 e P.530-10.9,10,11,12,13 A escolha destas recomendações em detrimento de outras metodologias deveu-se ao fato das mesmas serem quase que universalmente aceitas em função de acordos internacionais. O conteúdo destas recomendações é resumido a seguir.
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0210396/CA
•
A Recomendação G.826 trata das definições dos parâmetros e objetivos de desempenho e qualidade para uma ligação digital internacional com taxa de bit constante em ou acima da taxa primária (2Mbps).
•
A Recomendação F.1092-1 trata das definições dos objetivos de qualidade para uma ligação digital internacional com taxa de bit constante em ou acima da taxa primária (2Mbps transportado por um sistema rádio digital que pode fazer parte da porção internacional de uma via hipotética de referência com 27500 km.
•
A Recomendação F. 695 trata das definições dos objetivos de disponibilidade para enlaces rádio digital fazendo parte de um circuito do tipo alto desempenho (high grade) dentro de uma rede digital de serviços integrados.
•
A Recomendação P.530-10 trata das definições dos dados de propagação e métodos de predição requeridos para o projeto de sistemas rádio terrestres em visada direta.
•
A Recomendação F.1093-1 trata dos efeitos da propagação por multipercurssos no projeto e operação de sistemas rádio digirais com visada direta.
35
As recomendações, bastante extensas e abrangentes, foram estudadas em detalhe. A seguir é apresentado resumo dos principais itens necessários para o desenvolvimento do trabalho, extraídos das recomendações.
3.1. Recomendação ITU-T G.826 Essa recomendação define o significado e a metodologia dos indicadores de qualidade e monitoração de desempenho quanto a erros nos