METODOLOGIAS NA VIS O DE ALGUNS AUTORES BASES
O estudo trata-se de uma pesquisa de campo que segundo Severino (2007) “A coleta dos dados é feita nas condições naturais em que os fenômenos ocorrem, sendo assim diretamente observados, sem intervenção e manuseio por parte do pesquisador”. A vantagem da pesquisa de campo está no modo como esta é executada, e propõe etapas que passam pela formulação do projeto de pesquisa, pré-teste dos instrumentos e procedimentos de pesquisa, coleta de dados, análise do material e redação do relatório.
Dentre os instrumentos exemplificados optamos pela aplicação do questionário que segundo MARCONI e LAKATOS (2010) proporciona vantagens por que;
Atinge maior número de pessoas simultaneamente; obtém respostas mais rápidas e mais precisas; há maior liberdade nas respostas, em razão do anonimato; há menos risco de distorção, pela não influência do pesquisador e mais tempo para responder e em hora mais favorável. (p. 203-204)
Anteriormente ao cerne do estudo realizamos pesquisa bibliografica pertinente ao tema, cujas fontes de informações se materializaram em (livros, teses, monografias, e artigos na Rede Mundial de Computadores) (internet). Referendando sobre pesquisa bibliografica, Severino (2007, p.122) nos diz que “A pesquisa bibliográfica é aquela que se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores [...] O pesquisador trabalha a partir das contribuições dos autores [...]”.
O universo da pesquisa, constou de seis (6) professores de Educação Física pertencentes ao quadro docente da rede estadual de ensino de Conceição do Araguaia. A abordagem empregada no estudo se caracterizou em uma abordagem quanti-qualitativa, como esclarece Rodrigues (2006) na obra metodologia cientifica:
Quantitativa: quando a abordagem está relacionada à quantificação, análise e interpretação de dados obtidos mediante pesquisa, ou seja, o enfoque da pesquisa esta voltado para a análise e interpretação dos resultados, utilizando se da