Metodologias convencionais e não-convencionais e a pesquisa em administração
O método científico pode ser compreendido como uma mudança de concepções. Estas mudanças implicam em uma nova forma de ver a realidade e em transformações do próprio conhecimento. Diferentes concepções de homem, de natureza e de conhecimento exigem diferentes métodos. As metodologias convencionais e não-convencionais podem apresentar considerações que possam contribuir para discussões sobre alternativas metodológicas àqueles interessados na condução de pesquisas científicas.
As metodologias convencionais têm suas bases no positivismo. O positivismo não aceita outra realidade que não sejam os fatos e não se interessa pelas causas dos fenômenos, porque isso não é tarefa da Ciência. O investigador positivista não está interessado em conhecer as conseqüências de seus achados. Esta postura de neutralidade do conhecimento científico é combatida pelos cientistas sociais que não podem conceber que a ciência humana possa ficar à margem da influência do ser humano que investiga. O investigador positivista defende uma unidade metodológica para a investigação dos dados da pesquisa. As pesquisas convencionais se fundamentam em dados empíricos processados quantitativamente, e a partir de um referencial teórico o pesquisador, geralmente, levanta hipóteses e as testa.
As metodologias não-convencionais se apóiam no materialismo dialético e no materialismo histórico. Metodologias alternativas (não-convencionais) partem da idéia de que a realidade organizacional necessita de método próprio, embora não exclusivo. Não é certo afirmar que essa metodologia só tem como fundamento metodológico o materialismo dialético, pois esse tipo de crítica científica pode buscar origem em outros contextos. A compreensão do papel fundamental dos sujeitos pesquisados é característica básica das metodologias alternativas. Assim, se utilizam, com maior freqüência, de analises qualitativas neste tipo de abordagem.
Alguns métodos e técnicas de abordagem não-convencionais têm como finalidade