Metodologias ageis
PROF. RAFAEL FERREIRA ALVES
BSI – 5º SEMESTRE
Resumo
Palavras chave: Metodologias ágeis, Extreme Programming, Scrum
O Objetivo deste trabalho é falar sobre o surgimento das metodologias ágeis, os benefícios, as dificuldades e apresentar as metodologias ágeis como alternativa aos processos tradicionais usados na engenharia de software. Em particular são apresentadas as principais características e as práticas das metodologias ágeis Extreme Programming e Scrum.
Sumário
1- Introdução
As metodologias ágeis para desenvolvimento de software são uma resposta às chamadas metodologias pesadas ou tradicionais. Mesmo com a evolução dos computadores, das técnicas e ferramentas nos últimos anos, a produção de software confiável, correto e entregue dentro dos prazos e custos estipulados ainda é muito difícil.
Desde a década de 1960, a Engenharia de Software tem procurado encontrar técnicas para garantir o sucesso dos projetos de software. Ao longo dos últimos 30 anos, temos convivido com as metodologias tradicionais de desenvolvimento de software. Estas metodologias são baseadas nas disciplinas tradicionais da engenharia.
Infelizmente, a análise dos resultados apresentados pelo uso destas metodologias não é muito animadora. Os sistemas construídos freqüentemente extrapolam seus cronogramas e orçamentos. As equipes trabalham desmotivadas e acabam não sendo produtivas como deveriam ser. Os sistemas entregues são muitas vezes cheios de defeitos e nem sempre contêm o conjunto de funcionalidades que melhor atendem a seus usuários. A utilização das metodologias tradicionais nem sempre é viável. São necessárias equipes grandes que trabalham para gerar muitos documentos. As metodologias definem muitos papéis o que conseqüentemente requer muito