Metodologia
É uma ferramenta de investigação da pesquisa descritiva baseado em forma de coleta de dados geralmente voltada a um grupo que representará parte da população em estudo.
O método utilizado deve ser de simples compreensão, tanto no caso do entrevista efetuar o preenchimento do mesmo, tanto pelo entrevistador que irá estar fazendo o trabalho, por isso devese levar em conta o formato e o tamanho do papel, a forma de como será preenchido as respostas, texto de análise de fácil entendimento do público em geral que será voltada, numeração dos itens para o controle das questões e espaço suficiente para que seja suficiente uma composição de respostas.
Observação
Tratada como método de investigação, a observação tem papel preponderante na pesquisa cientifica, pois ela abrange um amplo espaço em todo o processo de criação da pesquisa. Norteia a formulação do problema, construção da hipótese, coleta e análise de dados. Mas é válido mensionar que seu papel se torna mais visível e importante quando tratase da coleta de dados, pois os fatos são percebidos diretamente, sem intermediações, reduzindo a subjetividade encontrada em geral no processo, o que facilita a visão mais sistematizada e concreta do processo.
São classificadas três processos de observação:
Observação Simples
Nessa fase o pesquisador é um mero espectador dos acontecimentos ele não influência o meio pesquisado, ele apenas compreende como o sistema funciona, o que favorece para o pesquisador a formulação de hipóteses, facilita a coleta de dados sem que o meio sofre inteferência dos próprios participantes, e ajuda na definição do problema da pesquisa.
Essa pesquisa deve ser dirigida para meios menos sistemáticos que necessitam de uma ánalise mais afundo do problema, por isso, meios