Metodologia
Identificação:
Beatriz Valva, Cássia Araujo, Claudia Brasil, Juliana Gomes, Julliana Viana.
Resumo:
Com o objetivo de identificar a opinião da população sobre os problemas do espaço urbano de Belém, foram selecionadas algumas pessoas que vivenciam essas dificuldades para responder a um questionário. Através do mesmo constatou-se que a população belenense tem a devida consciência de que o governo é responsável pela solução do problema, assim como os indivíduos presentes no corpo social são responsáveis por manter e preservar esses patrimônios.
Palavras-chave: Espaço urbano, problemas, usuários.
Introdução:
O espaço urbano se caracteriza pela aglomeração de pessoas, atividades e edificações, as cidades são sedes de municípios, independentemente do número de habitantes que possam ter. As cidades trazem consigo todas as transformações históricas, pois elas passam por vários momentos determinantes na arquitetura, na cultura, na composição paisagística etc.
Na cidade de Belém encontram-se vários espaços urbanos, muitos deles são heranças históricas de épocas em que a cidade atingia seu auge na modernidade, a exemplo da Belle Époque, muitos outros espaços são vistos como pontos turísticos.
Descrição do entrevistado:
1 - Maria Clara; 37 anos; Funcionária Pública.
Escolhida a partir de seu perfil intelectual e culto que contribuiu para o nosso questionário, trabalha na secretária de uma escola, e convive com a realidade do espaço urbano.
Perguntas:
1 - O que você entende como espaço urbano?
-Espaço público é um local de livre transição, em comum a todas as pessoas, havendo o convívio entre elas. Podendo ser ruas, prédios, praças, parques, entre outras.
2 - Quais os problemas encontrados nos espaços urbanos de Belém?
- Um dos principais problemas é a quantidade de lixo encontrado nas ruas, isso além de contribuir para o aumento de doenças onde tem o cheiro horrível que fica no ambiente.