metodologia
Ciência e pesquisa A ciência é um saber que depende de investigação metódica, analítico e requer exatidão e clareza. A preocupação da ciência gira me torno de fenômenos empíricos. Mas o que é um fenômeno, é o sinônimo de fato (refletem as realidades) E o que difere fato e fenômeno (há um observador) (p.11 e 13); Fenômenos ocultos ou sobrenaturais não interessam a ciência, por não fazer parte da realidade empírica (p.12) Na ciência não basta apenas o individuo saber, mas considera-se de grande importância que o seu conhecimento seja constituído por conceitos adequados, claros e distintos. (p. 25) A ciência não está interessada nas palavras em si. E nem as utiliza apenas para embelezar as frases ou para lhes dar toques emocionais. A ciência rejeita, qualquer forma de psitacismo, isto é, da utilização de palavras sem idéias correspondentes (p. 26) A ciência é todo conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação (TRUJILLO, 1974) Na ciência não se espera que uma causa, sozinha, seja suficiente para produzir fenômenos. Na complexidade do universo e da diversidade dos fenômenos que nele se manifestam, surgem diversos ramos de estudo das ciências específicas (Ver figura). Estas necessitam de uma classificação de acordo com o seu conteúdo.
O modo próprio que a ciência tem para obter conhecimento da realidade empírica é a pesquisa (p.16) “Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.” (SILVA; MENEZES, 2001) “A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos.” (GIL apud SILVA; MENEZES, 2001).
Conhecimento e senso comum
Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno O conhecimento não nasce do vazio, mas sim das experiências que acumulamos